Facebook Insights: como funciona?

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Facebook Insights: como funciona?

Você sabe o que é o facebook insights?

O Facebook Insights (Facebook Audience Insights) é uma ferramenta que traz informações e dados sobre o desempenho de uma página no Facebook, mostrando como os seguidores estão interagindo com ela.

Com o Insights você poderá analisar:

  • métricas simples e avançadas sobre o comportamento do público;
  • informações geográficas;
  • evolução e crescimento da página;
  • desempenho orgânico e pago de cada um dos seus posts;
  • quantidade de interações e muito mais.

Através dessa análise você consegue preparar conteúdos mais específicos para o seu público, otimizando as estratégias e tornando o conteúdo mais valioso. Dessa forma, sua comunicação será mais assertiva e o engajamento da página aumentará.

Por que essa ferramenta é importante para o seu negócio?

Essa ferramenta pode revelar informações muito importantes sobre consumo, costumes e hábitos do seu público, por isso é a melhor maneira de conhecer os usuários do Facebook.

Para que seu negócio cresça com um bom engajamento, é preciso visualizar as informações mais específicas e, através do Facebook Insights você consegue isso. Também é possível planejar ações, ver as principais páginas que seu público curte, alterar alguns padrões como horário, tipos de conteúdo, entre outros. 

Como acessar e como funciona Facebook Insights?

Para usar o Facebook Insights você precisa ser administrador de uma FanPage. Feito isso, entre na página do seu negócio e, no lado esquerdo, onde aparece Gerenciar Página, terá a opção Insight.

Há algumas abas posicionadas à esquerda, dentro dessa página. Algumas delas são:

1. Visão Geral

Essa é a primeira aba do Insights. Acessando ela você terá uma prévia de todas as informações sobre a sua página nos últimos 7 dias, mas pode alterar para “hoje”, “ontem” e “últimos 28 dias”.

É possível ver informações sobre as ações, visualizações, curtidas, alcance, envolvimento, vídeos e seguidores, métricas da sua página. Além disso, um pequeno gráfico interativo mostra o desempenho de cada uma dessas informações. 

2. Seguidores

Nesta aba, você verá informações relativas às pessoas que curtiram sua página, ou seja, as pessoas que acompanham sua marca.

Nele você acompanha o total de seguidores da página; o número de seguidores orgânicos, pagos e quem deixou de seguir a página; e onde as pessoas começaram a seguir a página. Os gráficos são interativos, então pode abusar dessa funcionalidade.

3. Curtidas

Essa aba é praticamente a mesma que a anterior, mas existem diferenças. Nela, você não verá os dados das pessoas que curtiram sua página, mas sim dos que marcaram para “não seguir a página”. Ou seja, esse usuário é um fã, porém não recebe o conteúdo publicado diretamente.

Além desses indicadores, ele também permite que você veja em detalhes sobre o Alcance, Visualizações da Página, Ações da Página, Publicações, Eventos, Vídeos, Stories, Pessoas e Mensagens.

Como usar essas métricas a seu favor?

Não existe uma fórmula mágica, para cada negócio existem as métricas mais importantes. Você precisa testar para saber do que seus seguidores gostam. 

Fique atento nas datas e horários que os posts engajam mais, entenda sua campanha, segmente e conheça seu público-alvo. Esteja sempre de nas ações que foram mais efetivas e observe as variáveis que levaram a isso.

Redigido por Joyce Rocha da Silva, 25 anos, 4º período de Jornalismo na UERJ e gerente de projetos na expresse! consultoria.

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