Por que é importante analisar as métricas das redes sociais?

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Por que é importante analisar as métricas das redes sociais?

Não é segredo para ninguém que atualmente, as redes sociais são fundamentais para um marketing digital de sucesso, elas aproximam empresas de clientes e contribuem para aumentos significativos nas vendas. Mas, você já parou para pensar na importância de analisar as métricas das suas páginas online?

 Porém, resultados satisfatórios só se tornam possíveis com boas estratégias e diagnóstico sobre os efeitos das mesmas. A questão é que nem todas as pessoas e empresas se atentam em analisar as métricas de cada rede social e essa análise é imprescindível para se obter êxito e alcançar objetivos dentro do universo digital.

 Por isso, vamos explicar o funcionamento dessas métricas, sua importância e como é mais fácil do que parece analisar cada uma delas.

Aqui estão as 8 métricas mais importantes e utilizadas em análises de dados das redes sociais, vamos aprender?

1- Métricas de alcance

Essa métrica possibilita que o usuário de determinada rede saiba quantas pessoas visualizaram suas publicações, assim, ele consegue ter a compreensão de como essas estão sendo distribuídas no feed de demais internautas.

Existe, também, o chamado alcance pago, que permite, através do pagamento prévio de um valor específico, a garantia de que suas postagens chegarão a um certo número de usuários (variando de acordo com a verba disponibilizada).

2- Métricas de engajamento

Já o engajamento, é a métrica que mede o grau de envolvimento das pessoas com uma determinada publicação, levando em consideração o número de curtidas (e reações no caso do Facebook), comentários e compartilhamentos.

Por isso, a interação do público com influenciadores, por exemplo, é extremamente importante para ações de branding.

3- Métricas de sentimento

Diferentemente do engajamento, que é uma métrica quantitativa, a métrica de sentimento é qualitativa, isto é, observa-se a qualidade das interações geradas no engajamento. Por exemplo, os comentários das publicações são positivos ou negativos?

Por meio da análise do sentimento o usuário consegue descobrir se suas postagens estão sendo bem recebidas. Dessa forma, pode mudar de estratégia para melhorar a relação com seu público-alvo.

4- Crescimento por canal

Aqui, temos uma métrica que nos fornece dados mais gerais, afinal, se o número de seguidores de uma página está crescendo, isso significa que o seu público está mais engajado e interessado em se envolver e interagir.

5- Taxa de cliques (CTR)

Em relação ao marketing de conteúdo, a taxa de cliques é uma métrica fundamental nos casos de uso das redes sociais como ferramenta de divulgação e/ou meio de direcionamento para um blog, um site, entre outros.

Através desse dado, o usuário consegue mapear o desempenho dessas divulgações, avaliando se o público está clicando em suas publicações e interagindo com ele.

6- Trafego das redes sociais

Normalmente, esta métrica é analisada junto com a taxa de cliques, pois o CTR aponta o interesse do público-alvo em um determinado tipo de conteúdo divulgado em algum canal. Enquanto isso, o tráfego revela o volume real de acessos ao seu site ou blog.

É uma das métricas mais assertivas e pode ser adquirida através do Google Analytics, que possui uma integração com os sites para obter tais dados.

7- Taxa de Rejeição

A taxa de rejeição informa para o criador de conteúdo se o que ele está produzindo vêm sendo rejeitado pelo público. Dessa forma, é possível investigar os motivos dessa situação e, então, estudar estratégias que visam mudar esses resultados.

Pode ser analisada dentro da própria rede social, observando quantas pessoas deixaram de curtir a página nos últimos tempos, se há uma quantidade significativa de denúncias e o número de pessoas que bloquearam seu conteúdo no feed.

Também está ligada ao Google Analytics, em que apontam a porcentagem de acessos em determinado site ou blog que não tiveram interações e foram fechadas logo após terem sido abertas.

8- Conversão

A métrica de conversão indica quantas pessoas realmente estão comprando ou baixando os produtos de uma empresa e é extremamente importante para quem trabalha com e-commerce.

O Google Analytics possibilita a compreensão em relação ao impacto das redes sociais nos resultados, permite visualizar quantas pessoas compraram ou baixaram o conteúdo vindo de uma determinada rede.

Sendo extremamente útil para analisar de onde estão vindo as vendas de uma empresa.

Viu como é importante analisar todos esses dados para o seu crescimento no mundo digital? Ficou interessado em aprender mais sobre esse tema ou até em ter alguém que realize esse trabalho para você? Não perca mais tempo, entre em contato conosco e alcance seus objetivos!

Redigido por Isadora Lemos Carneiro, 21 anos, cursando o 3º período de Relações Públicas na UERJ e consultora de projetos da expresse! consultoria.

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