5 erros que você comete na sua rede social

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5 erros que você comete na sua rede social

A rede social nos dias de hoje é extremamente importante tanto para a consolidação da sua marca quanto para a suas vendas. Elas são uma ótima possibilidade para grandes e pequenos negócios crescerem e serem ainda mais reconhecidos pelos consumidores, sendo um mercado muito competitivo.

Por isso, trouxemos para vocês algumas dicas de o que não fazer nas sua rede social e como você pode melhorá-las. Assim, demonstrar o seu diferencial competitivo da sua marca também no marketing digital. E então, vamos lá? 

1- Não criar estratégias para sua rede social

Uma atitude que muitas pessoas têm ao criar a sua rede social é postar apenas por postar, sem definir objetivos e como alcançá-los, sem pensar em cada um dos seus conteúdos e por que postá-los. Para tudo isso existe uma estratégia, saber quando, onde, por que e como colocar algo na sua rede social é de extrema importância para que ela tenha um marketing de sucesso.

Ter estratégias definidas significa colocar em prática conteúdos pensados para os seus seguidores, geralmente, seguindo um funil de vendas para alcançar o seu objetivo final. 

Ou seja, é importante ter em mente quais posts devem ser impulsionados e feitos para aqueles possíveis internautas começarem a te seguir, quais são aqueles que têm o intuito de fazer o seguidor ter interesse pelo seu produto/serviço e por aí vai. Para saber mais sobre como construir estratégias você pode ver esse nosso outro artigo sobre o assunto!

2- Não interagir com os seus seguidores

Outra atitude nada interessante para o seu perfil, mas muito comum na mídia, é a não interação com os seguidores. Seus seguidores não são apenas números, cada um deles ali representa uma pessoa e é imprescindível que suas perguntas, comentários e directs sejam respondidos sempre.

Quando você tem essa interação com os internautas da sua páginas, você os incentiva a serem mais participativos com a sua empresa na rede social, melhorando o seu engajamento.

Outras formas legais de interagir com os seguidores são através da utilização de stories com enquetes, caixinhas de perguntas ou testes divertidos. Estas, são maneiras simples de conseguir engajamento e conhecer melhor o seu público, não deixe de tentar!

3- Não fazer acompanhamento de métricas

Muitas pessoas não sabem o valor de um bom acompanhamento de métricas, até porque muitos não conseguem entender o que significam aqueles números que aparecem nos Insights das páginas de Instagram, Facebook ou LinkedIn. Porém, é muito importante para a sua estratégia de marketing aprender a analisar aqueles resultados.

Esses números de engajamento, alcance, impressões e outras métricas, são o que torna possível observar o seu conteúdo e verificar o que está dando certo e o que não está funcionando para a sua rede social. Assim, tendo essas informações é possível traçar planos de ação para melhorar seu conteúdo e criar algo mais assertivo para o seu público.

4- Não definir o seu público e o seu posicionamento de marca

Você sabe o que é essa etapa do seu planejamento de mídias sociais? Definir o seu público é sobre saber com quem está falando (idade, gênero, localização, interesses, profissões, hobbies e etc). Assim, você consegue definir o seu posicionamento, sua forma de falar, seus conteúdos, sua abordagem e definir tudo de acordo com o seu público específico.

Muitas pessoas não sabem por que definir esses pontos é algo realmente importante, mas sem essas informações, sua empresa não consegue uma linguagem, abordagem e conteúdos realmente efetivos para o seu objetivo final (seja ele vendas, consolidação da marca, autoridade ou outros). Transformando seu  marketing em algo sem propósito.

5- Não postar com frequência

Por último, mas não menos importante, um erro que muitas pessoas cometem é não postar com uma determinada frequência os seus conteúdos. Postando muitas vezes 5 posts em 1 dia e deixando o resto da semana sem nada de novo na página.

Infelizmente, o marketing digital é um ramo cada vez mais competitivo e que é preciso lutar para conseguir alcançar uma grande quantidade de pessoas, por conta disso o conteúdo precisa ser considerado relevante pelo público. Dessa forma, quanto menos você posta durante um período, menos interações você recebe e menos relevante você se torna para o algoritmo.

Por isso, o ideal é postar com uma certa frequência semanal ou mensal, para que seus conteúdos continuem aparecendo para o público e sejam sempre relevantes para o algoritmo. 

Porém, tome cuidado! Postar muitas vezes em um curto período também pode prejudicar as suas métricas, saturar os seus seguidores de conteúdo, ocasiona em menos interações e torna o conteúdo menos relevante. O ideal é apenas uma vez por dia!

E aí? Você já conhecia algum desses erros ou já cometeu algum deles? Deixe um comentário para nós ou venha descobrir mais sobre a expresse! aqui no nosso site, temos muitas outras dicas e conteúdos interessantes para você, não deixe de ver!

Redigido por Julie Maia de Oliveira, 20 anos, 4º período de Jornalismo na UERJ e Diretora de Comunicação e Marketing da expresse! consultoria.

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