O marketing de sucesso da Magazine Luiza

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O marketing de sucesso da Magazine Luiza

Mais presente do que nunca nas redes sociais, a rede varejista Magazine Luiza inovou em suas estratégias de divulgação se tornando um case de sucesso extraordinário. O marketing foi uma área essencial para o êxito da empresa de Luiza Trajano que não bastava estar no meio digital, mas, também, buscou entender como usar as ferramentas certas.

Atualmente, a Magazine Luiza está entre as 5 maiores varejistas do Brasil. Além da preocupação com o atendimento ao cliente e da forma como conversa adequadamente com seu público, a loja criou uma assistente virtual que agradou muito os seguidores, a Lu. O investimento na digital influencer da empresa levou a loja a ser a primeira varejista do mundo a ter mais de 1 milhão de seguidores no YouTube. Além disso, conta com 5,6 milhões de seguidores no Instagram e 14,5 milhões no Facebook. 

Com a ajuda da Lu, a empresa deixou de ser apenas uma varejista e se transformou em uma plataforma em que o cliente pode encontrar tudo o que quiser. Sempre atenta nos trend topics das diferentes redes sociais, aproveitando a oportunidade de usar frases, memes e desafios criados pelos usuários, o marketing feito pela Magazine Luiza ganhou destaque.

Storytelling

O termo pode ser imaginado como “narrativa” ou “marketing de narrativa” e, por meio de uma história, tem como objetivo gerar empatia, criando conexão entre o consumidor e o produto e entre o consumidor e a marca. E isso a Lu fez muito bem, principalmente por conseguir deixar a marca mais humanizada.

Para que tudo isso funcione bem, é importante não focar apenas nas referências do seu segmento; deixar seu storytelling humanizado, mostrando mais vulnerabilidade para que as pessoas criem empatia; estar atento ao que as pessoas estão falando e se tornar mais acessível para seu público, interagindo com o mesmo; além disso, é fundamental que a marca possua posicionamentos sociais (em geral os consumidores escolhem marcas de acordo com seu posicionamento).

Sendo uma das embaixadoras digitais na Copa do Mundo feminina, Lu deu um exemplo de posicionamento na defesa pela igualdade de gênero. E mostrou bastante vulnerabilidade com uma foto chorando, postada no Facebook.

As ações frequentes e planejadas são essenciais para o sucesso. Um case de sucesso de marketing tem como ponto central o diálogo com o público. O conteúdo também é fundamental para poder gerar valor tanto à marca quanto ao produto e ao serviço prestado pela empresa. Não existe uma fórmula certa para o sucesso do marketing, mas, assim como a Magazine Luiza, é importante estarmos atentos às redes sociais e o que de proveitoso podemos tirar dela.

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