O que é convergência midiática?
Com a chegada da Web 2.0, momento em que houve um impulsionamento na velocidade e acessibilidade aos aplicativos e sites existentes na internet, ocorreu o surgimento do ideal de um acesso mais democrático ao universo virtual, em uma percepção de que este ambiente deveria possuir uma lógica mais colaborativa e participativa.
Henry Jenkins, estudioso dos meios de comunicação, viu este período como um momento de “choque” entre a antiga cultura de produção em massa e a nova cultura das mídias digitais. O resultado desse encontro foi o surgimento de um novo ambiente de produção midiática, voltado ao estímulo do receptor em multiplataformas.
A convergência midiática então dá origem a fluxos de conteúdos originários de diversas plataformas, novas estratégias das indústrias de massa e frequente migração do público.
Desafios da convergência midiática
Captar a atenção do usuário e fazê-lo desejar o seu produto ou serviço tem sido o grande desafio da comunicação de massa. Com o enorme fluxo informacional, cada vez mais rápido as pessoas perdem o interesse sobre determinada produção ou tem a sua atenção “roubada” por algo mais atrativo e inovador.
Para mudar esta situação e estimular o interesse do público, as produções começaram a adotar a estratégia de vincular as suas narrativas com os produtos presentes em outras plataformas. Essa tática é muito utilizada nas franquias da Marvel e Star Wars, por exemplo. Desse modo, criam-se histórias em quadrinhos, filmes, jogos, entre outros, que trazem pontos de conexão com as demais criações.
Como essa tática influencia a comunicação digital?
Saber fazer uso de uma narrativa transmidiática e explorar as novas ferramentas das redes sociais é uma prática que deve estar presente nas estratégias de marketing. Permitir que as comunidades virtuais participem e cooperem na construção do seu conteúdo, traz a esses indivíduos uma sensação de importância.
A cultura participativa é crescente e o desejo dos usuários de se aproximarem daquilo que gostam é visto com frequência através da criação de fanarts e fanfics sobre franquias de sucesso. Uma forma simples de implementar isso nas suas redes é através de enquetes.
Use a criatividade a seu favor e encontre na convergência midiática um aliado para o sucesso da sua propagabilidade na internet. Crie conteúdos interligados em diversas redes sociais, vídeos no TikTok, posts no Instagram, textos para blog, etc. Esse é o momento para você ser lembrado.
*Artigo para a disciplina Comunicação em Plataformas Digitais.
Texto redigido por Maria Eliedja Oliveira, estudante do 3º período de Jornalismo na Uerj e Presidente da expresse! consultoria.