Por que a sua identidade visual deve ser bem construída?

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Por que a sua identidade visual deve ser bem construída?

Já pensou como é construída a identidade da marca para causar impacto e ser reconhecida em diferentes lugares do mundo?

diferentes designs de lâmpadas para ilustrar sua identidade visual. Mostra-se na imagem lâmpadas coloridas, monocromáticas ou em preto e branco

Segundo o designer Gilberto Strunck, em seu livro “Como criar uma identidade visual para marcas de sucesso”, o seu conceito de criação se entende quando vários produtos de uma marca apresentam uma consciência em si.

 Além do conjunto de elementos gráficos que farão parte da personalidade visual de um nome, ideia, produto ou serviço. Pois, a função desses elementos é de que logo quando o consumidor olhar, ele identifique a marca, por meio da tipografia, símbolos ou pela cor. Como por exemplo, a rede de fast food McDonald ‘s, a marca com os seus chamativos arcos amarelos, passa para o cliente a sensação de conforto. Apesar de seus pratos apresentarem uma diversidade em cada lugar. 

Nesse sentido, podemos enxergar o uso do simbolismo como uma maneira de gerar identificação no público da marca.

Mas porquê construir uma identidade da marca?

Sabe aquele ditado? “A primeira impressão é que fica”, passar uma boa imagem para o cliente é fundamental, já que ninguém compra um bolo consideravelmente de aparência ruim. É por isso que é tão necessário causar uma boa impressão e saber inovar sem desconstruir a marca. Além de acompanhar as mudanças que ocorrem com tempo.

Ainda falando sobre os clientes, estes possuem uma autonomia que antes não se tinha, já que ele solicita por tal marca e comerciante que antes subordinada e limitava o cliente, passa a atender a demanda do solicitante. É por isso que é tão importante o uso de elementos que caracterize a marca, já que o consumidor tem preferências por marcas conhecidas, já que ele já teve uma ou diversas experiências com a marca.

 Aqui vai alguns exemplos de marcas que realizaram mudanças significativas na logo, mas que não perderam suas característica:

Google – A empresa inovou com a logo deixando-a mais visualmente fina e de aparência mais limpa, apesar das suas constantes mudanças com datas comemorativas.

diferentes logos do google até a sua versão colorida atual, mostrando a mudança na sua identidade visual
logo atual do google e sua identidade visual atual

Leite Moça –  Que mantém a camponesa suíça, mas ocorreram mudanças significativas na embalagem de leite condensado.

mostra aqui a evolução da logo do produto do leite condensado (Leite moça), mostrando a sua antiga até a identidade visual atual

Avon – Umas das mais antigas marcas de beleza, a americana Avon, evoluiu e com o tempo foi se sofisticando. A de 2019 é inspirada na dos anos 70.

Evolução da identidade visual da marca Avon

Viu como é importante deixar o seu negócio com uma identidade visual bastante simbólica para o público? Ficou interessado em construir uma identidade visual para você? entre em contato conosco e veja as mudanças acontecerem!

Redigido por Raquel Gomes de Oliveira, 22 anos, cursando o 3º período de Jornalismo na UERJ e consultora de projetos na expresse! consultoria.

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