Boas práticas no Instagram: Você sabe quais são elas?
O Instagram é uma das redes sociais mais populares no mundo, tendo atualmente mais de 1 bilhão de usuários ativos. Aqui no Brasil, são cerca de 90 milhões de usuários. Com tantas pessoas utilizando essa rede, ela se tornou uma poderosa ferramenta para o marketing digital, sendo essencial para as marcas que desejam alcançar um bom público. Então, continua lendo esse texto para aprender mais sobre como ter boas práticas no instagram!
Neste texto, citaremos algumas dicas para que você possa aproveitar ao máximo o que essa rede pode oferecer.
Faça um planejamento do que será postado
Para conseguir um bom desempenho na rede, não é só criar o perfil e sair postando sem pensar muito, o bom uso do Instagram envolve planejamento. Escolher quais temas serão abordados, quantas vezes na semana essas postagens irão ao ar, e em que dias e horários é muito importante para que se tenha um conteúdo coeso e constante. A melhor forma de traçar uma estratégia é conhecendo bem a área de atuação e o perfil dos clientes que se quer atingir. Uma dica é conferir os Insights, ferramenta disponível no seu perfil, na qual você pode verificar mais informações sobre os seus seguidores e sobre os posts já feitos.
Saiba identificar e usar o perfil da sua marca
A posição da sua marca no Instagram depende de seu público-alvo, que deve estar bem-definido. Se seu público é mais jovial, deve-se usar uma linguagem mais simples e informal, por exemplo. Caso esteja direcionando seu conteúdo a outras empresas, uma abordagem mais formal é necessária. Alinhar a voz da sua marca ao público que quer atingir é muito importante, caso contrário seu público não será atraído ou pode-se atrair um público que não se interessa por seu serviço ou produto.
Tenha uma boa identidade visual em seu conteúdo
Cores, tipografia, elementos visuais, tudo isso faz parte da identidade visual da sua marca e ter ela estabelecida é essencial para que as pessoas consigam identificar imediatamente que aquele é o seu conteúdo. Além de estar definida, a identidade visual deve ser estrategicamente pensada para que transmita a “personalidade” da sua marca. Assim, lembre-se que o feed é o primeiro contato que seus clientes têm com a sua página no Instagram, logo devemos passar uma boa impressão.
Separe o Instagram pessoal do profissional
Por mais que seja importante criar uma conexão com os seguidores, deve-se saber que nem tudo o que fazemos no âmbito pessoal é válido na página de nossa marca. Postar sobre sua família ou uma foto do seu cachorro, principalmente se não fizer sentido com a área da sua marca, não é recomendado. Deixe um perfil só para os assuntos pessoais caso queira postar sobre isso no Instagram.
Interaja com seus seguidores
O Instagram é uma rede social, logo socializar com seu público é muito importante. Responda e curta comentários, sendo sempre cordial e oferecendo suporte em caso de algum problema. Além disso, faça posts e stories em que incentive as pessoas a engajarem com o seu conteúdo, mas sem parecer que está implorando por atenção. Assim, podemos concluir que o importante é criar um relacionamento com o seu público.
Utilize hashtags com sabedoria
As hashtags agrupam posts sobre o mesmo tema, o que é muito útil para atrair pessoas interessadas na área de seu negócio. Saiba quais são as hashtags mais utilizadas na sua área e evite usar hashtags muito genéricas, pois o seu post pode se perder no meio de muitos outros com a mesma hashtag. Também é importante conhecer quais hashtags são banidas, como #sextou ou #instamood, pois elas fazem seu post ser identificado como spam ou como conteúdo inapropriado.
E o que não fazer no seu perfil?
Tão importante quanto saber sobre boas práticas é saber o que não devemos fazer. Responder com grosseria ou brigar é inadmissível. Mesmo se receber um comentário mal-educado, a forma correta de lidar é sempre com educação e tentando resolver com calma. Outra prática que é péssima para o seu perfil é comprar seguidores, pois os perfis comprados não vão interagir com suas postagens, pois não estão engajados, e nem consumir seu produto ou serviço. Muitas vezes os perfis comprados podem ser fakes.
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e que agora você saiba como ter boas práticas nessa rede social. Tem alguma dúvida ainda? Deixe um comentário por aqui. Aproveita para dar uma olhada em outras partes do nosso site e saber mais sobre nós!
Redigido por Isis Pedroza Machado, 30 anos, cursando o 3º período de Relações Públicas na UERJ e gerente de projetos na expresse! consultoria.