Economia criativa: você sabe o que é?

Created with Sketch.

Economia criativa: você sabe o que é?

na imagem vemos uma mulher segurando um cofrinho em formato de porco e várias moedas para representar a economia que se faz com a técnica explicada no artigo.

O termo economia criativa é algo novo, mas muito interessante a ser analisado, e hoje você vai aprender um pouco sobre o assunto. Assim, Se formos desmembrar este termo, iremos perceber que a palavra economia realmente está ligada com a parte mais matemática que muitos temem. Enquanto isso, o termo “criativa” está ligado a um mundo mais simbólico, porém com características mais intelectuais.

O conceito de economia criativa começou a ser criado a partir dos anos 80, até ser conceituado por John Howkes em seu livro ”The Creative Economy: How People Make Money from Ideas ”. Assim, como o próprio nome indica, a criatividade é o foco desta modalidade de negócio, esse modelo lucra a partir de ideias, oferecendo serviços e produtos que priorizam o conhecimento artístico e intelectual. Além disso, temos como uma característica típica desse conceito o efeito ”nobody knows”, que indica o valor único e inovador dos serviços produzidos com este objetivo, ou seja, dificilmente um produto sairá igual a outro nesse mercado.

Esta modalidade é uma forma em que podemos desenvolver a nossa criatividade e faz com que cada geração consiga fazer a estimulação de renda. Assim, é gerado mais empregos, o fluxo de renda aumenta e as pessoas saem cada vez mais capacitadas. Mas, você deve estar se perguntando “como ela funciona?”, vamos ver como ela é estruturada?

A economia criativa é dividida em segmentos como: patrimônio, artes, mídia e criações funcionais. Dentro destas segmentações há uma gama ainda maior que transitam de expressões culturais tradicionais até serviços criativos. Deu para perceber o quanto a ela abrange uma variedade de departamentos, certo?

Agora, você vai ver  quais as áreas que utilizam a economia criativa! 

Mulher segurando o queixo com a expressão de que teve uma ideia com o termo "negócio criativo" escrito em inglês.

Dentro da economia criativa você pode se aventurar em diversas áreas como:

  • arquitetura
  • moda
  • artes visuais 
  • comunicação
  • publicidade 
  • games e afins

De exatas ou de humanas, você consegue aplicar a economia criativa em diversas áreas, com ela você vai conseguir se desenvolver utilizando a criatividade na prática juntamente com o seu conhecimento sobre a parte mais econômica.

Caso tenha gostado do conteúdo, conheça mais sobre nós e nossos serviços aqui no nosso site!

Redigido por Vitória de Oliveira da Silva, 19 anos, cursando o 2º período de jornalismo na UERJ e consultora de projetos na expresse! consultoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *