Como criar conteúdo de forma estratégica nas redes sociais?
Hoje em dia, começar a criar conteúdo para as redes sociais vai além de “apenas alimentar o feed”, para obter resultados é necessário traçar uma estratégia que faça você se destacar através do seu conhecimento. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar vocês a elaborarem uma produção mais estratégica. Vamos lá?
Defina o seu objetivo
Antes de começar a realizar qualquer ação é necessário que você pense antes sobre qual é o seu objetivo. Você quer trazer autoridade para o seu negócio? Quer focar em vendas? Criar a imagem da sua marca? Ou demonstrar o dia a dia da empresa buscando alcançar possíveis colaboradores?
Descubra o seu público
Com quem você quer falar? É extremamente necessário que o perfil do seu público-alvo seja bem traçado, pois dessa forma você saberá como atrair as pessoas certas, que vão se engajar com a sua marca, de uma forma mais assertiva.
Defina a rede social que faz mais sentido para você
Depois de ter definido o seu objetivo de forma clara e ter descoberto quem são as pessoas que você deseja se comunicar, é necessário pensar em qual plataforma você irá atuar.
Cada rede social tem a sua especificidade, e é por isso que você deve escolher com muita calma, pois essa decisão pode ser crucial para os seus resultados. Isso ocorre devido ao público, visto que a partir do momento que você sabe em qual rede social ele está presente de uma forma mais ativa, você facilitará o seu trabalho.
Pesquise outros perfis do mesmo segmento que o seu
Analise como outras contas se comportam, como elas se comunicam e como o público responde a esses estímulos. Fazendo essa pesquisa você consegue mapear coisas que se demonstraram eficazes e ineficazes nos outros perfis.
Crie uma trilha de conteúdo para o seu seguidor
Com todos os passos anteriores feitos, fica mais fácil montar uma jornada de conteúdo para as pessoas que seguem a sua página. Esse etapa varia muito de acordo com o seu objetivo. Porém, supondo que a sua expectativa é conseguir mais vendas através da sua rede social, o mais adequado seria você seguir o funil de vendas para montar o seu planejamento e sua estratégia.
Monte o seu cronograma!
É extremamente importante que você se organize para fazer as suas postagens. Manter uma certa frequência e preparar as coisas com antecedência é muito importante para fazer algo com qualidade. Mas, uma dica muito valiosa, está tudo bem furar o cronograma para interagir com as sensações do momento. Nunca se feche completamente no seu cronograma, pois você pode perder um assunto muito quente sobre a sua área que poderia trazer mais alcance para a sua marca.
Fique atento às métricas!
Para saber se a sua estratégia está sendo eficiente fique muito atento às métricas, pois é através delas que você vai conseguir as informações. Porém, é importante não se deixar enganar pelas métricas de vaidade e lembrar que nem todo dado é uma informação relevante para o seu objetivo e sua estratégia. Por isso, fique sempre atento para as métricas que são coerentes para a sua situação.
Estratégia muda!
Um grande erro que muitas pessoas cometem é seguir uma fórmula mágica ou então utilizar a mesma estratégia por muito tempo. Esse tipo de constância não funciona muito, pois o comportamento das pessoas e da plataforma mudam o tempo todo e se não nos permitirmos testar coisas novas o nosso perfil passa a ser ultrapassado e os resultados começam a cair. Sendo assim, não tenha medo de arriscar coisas novas.
Essas foram algumas dicas de como se planejar e se preparar para entrar nesse universo das redes sociais. Assim, vemos que criar conteúdo não é uma tarefa fácil, leva tempo, paciência e muito estudo para otimizar cada vez mais os seus resultados. Fique sempre ciente que o crescimento é uma constante, não se apegue a fórmulas mágicas e a resultados de vaidade. Busque sempre crescer de uma forma qualitativa e não quantitativa!
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Redigido por Edlainy Ferreira da Costa, 20 anos, cursando o 4º período de Relações Públicas na UERJ e Diretora de Projetos e Administrativo-Financeiro da expresse! consultoria.