Como fazer um processo seletivo assertivo?
Sabemos que o processo de recrutamento e seleção de novos membros para uma empresa nunca é uma tarefa simples, pois nesse momento é necessário sermos estratégicos para, assim, conseguirmos ser assertivos em nossas decisões.
Essa questão da assertividade se torna ainda mais necessária quando olhamos para os custos envolvidos nesses tipos de processos. Alguns recursos, que são destinados às atividades essenciais para a seleção de um um novo membro, podem envolver investimentos financeiros e de pessoal. Logo, o resultado da falta de assertividade durante a elaboração e execução de um processo seletivo podem comprometer todo o andamento da empresa e, assim, prejudicá-la em vários âmbitos.
Consequências de um processo seletivo pouco estratégico
Os casos mais comuns da falta de assertividade, em processos seletivos, estão relacionados ao recrutamento equivocado de novos membros, por exemplo, se uma empresa opta por uma pessoas que não apresentam o perfil adequado para uma determinada vaga ou que não combina com os seus valore, terá feito uma escolha errada, que poderá impactar negativamente na rotina da organização. Afinal, esse recrutamento resultará no chamado turnover organizacional, ou seja, na alta rotatividade de pessoas na empresa. Essa rotatividade é extremamente prejudicial a todo o andamento das atividades da organização e, além disso, gera a necessidade de novos processos seletivos, o que significa: novos gastos.
A segunda consequência da baixa assertividade em processos seletivos é o aumento dos custos. Não são poucos os gastos para dispensar um colaborador e colocar outro em seu lugar. Uma vez que será necessário investir, novamente, tempo para que haja o alinhamento e a adaptação do novo membro à rotina da organização. Assim, é necessário ter em mente que o turnover pode gerar uma queda significativa na produtividade da empresa e na qualidade dos serviços. Dessa forma, se não existe uma assertividade nos processos seletivos as chances de haver reclamações por parte dos clientes aumenta e isso pode acabar abalando a reputação da organização no mercado.
Dicas para fazer um PS perfeito!
Para ajudar a evitar problemas que a falta assertividade pode gerar em uma empresa, preparamos as seguintes dicas para vocês:
Envolva mais pessoas na execução do processo:
O momento de buscar novos talentos para sua empresa não precisa ser uma atividade solitária. Convide os membros do setor de RH/ Gestão de pessoas para entrevistar os candidatos. Deixe que eles os questionem e depois se reúna com eles para conferir a impressão que cada um teve sobre os candidatos. É interessante entender como seu time percebeu as habilidades e o comportamento dos talentos envolvidos no processo antes de tomar a decisão final.
Faça uma descrição objetiva do cargo oferecido
É preciso ser claro e objetivo, acima de tudo. Foque no que a sua organização precisa em um candidato e apresente essas habilidades em detalhes para atrair os melhores talentos e ajudar na hora do recrutamento e seleção. Seja sucinto na descrição da vaga e não se esqueça de elencar também os benefícios oferecidos pela empresa.
Conduza estrategicamente as entrevistas
Faça perguntas objetivas, se esforce para tentar durante essa etapa conhecer ao máximo o candidato. Busque entender, por meio de suas respostas, se ele pode executar todas as obrigações que a vaga exige. Tente conseguir o máximo de informações sobre: capacidades, experiências, interesses e caráter do entrevistado. Mas lembre-se de manter a educação e a delicadeza, afinal o analista de RH/ Gestão de Pessoas também tem que passar uma imagem positiva ao candidato.
Tente desvendar o passado do profissional
É sempre recomendável conhecer as experiências passadas do candidato, especialmente informações sobre o emprego mais recente. Pergunte por que ele saiu de seu último trabalho e fique atento às justificativas. Avalie se os motivos apresentados são plausíveis ou se o profissional demonstra problemas de ego, como dificuldade em receber críticas, ou de relacionamento, por exemplo, ao não se entrosar bem nos times em que atua.
Evite o acúmulo de processos
Organize o processo seletivo estrategicamente e evite, sempre que possível, realizar recrutamentos diferentes ao mesmo tempo. Isso impedirá o desvio das metas principais e mantém a concentração nos profissionais necessários para o momento. Se precisar contratar simultaneamente talentos para diversos postos, tente alocar recrutadores distintos para a tarefa.
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Texto redigido por Carolina Ramalho, estudante do 4ºperíodo de Relações Públicas da UERJ e gerente de projetos da expresse! consultoria.